domingo, 9 de maio de 2010

Biografia: Zé Ramalho

No começo de carreira do jovem José Ramalho Neto suas maiores maiores influências eram o rock da Jovem Guarda, Beatles e Rolling Stones.Por volta do 20 anos, Ramalho dedicou mais sua música ao caráter nordestino como é conhecido hoje.

O compositor e intérprete paraibano conheceu logo depois Alceu Valença e Geraldo Azevedo, com quem começou a fazer música.

Nos anos 70, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde Vanusa gravou sua primeira composição de sucesso, Avorai. Lançou seu disco solo em 1978 chamado Zé Ramalho,nesse trabalho uniu o pop, rock e a música nordestina sendo também reconhecido como poeta e letrista. Em 1979 gravou seu grande sucesso Admirável Gado Novo.

Nos anos 80,lançou um disco por ano, incluindo os sucessos A Terceira Lâmina, Força Verde, Dança das Luzes, Desejo de Mouro e Mary Mar.

Lançou nos anos 90, os trabalhos Frevoador, Cidades e Lendas e posteriormente Antologia Acústica em 1997 e dois volumes de O Grande Encontro junto com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Avezedo.

Nação Nordestina, foi uma homenagem às personalidades nordestinas brasileiras, lançado em 2000, esse álbum tem a capa parodiando o famoso disco dos Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Esse trabalho foi indicado como melhor disco de música regional no Grammy latino.

Ele lançou um projeto em 2001 que vinha planejando há tempos, Zé Ramalho canta Raul Seixas que ganhou uma versão em DVD feita do show de lançamento no Canecão, no Rio de Janeiro. Em 2005 lançou Zé Ramalho ao vivo, em DVD e CD que traz seus maiores sucessos

- links relacionados

- CliqueMusic
- Zé Ramalho Wikipédia
- Zé Ramalho Site Oficial

1 comentários:

Postar um comentário
  1. Zé Ramalho

    Gosto MUITO das obras do mesmo, mas não esqueço trechos tais como:

    "Um Cego procurando a LUZ, não imensidão do Paraíso"

    "Quantos Segredos tem o Coração de uma Mulher"

    "Há um brilho de Faca, onde amor vier...e ninguém, tem o MAPA da Alma da Mulher..."

    UM POETA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...