terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Abertura: Desenho Superaventuras



Super Aventuras é uma série animada japonesa, produzida em 1976 pela Dax Internacional. Seu nome original é Manga Sekai Mukashi Banashi. Na Itália, foi chamada de Le Piu Belle Favole del Mondo.

Os episódios não possuem ligações entre si pois cada um traz um conto ou uma fábula com personagens variados.

No Brasil, a série animada ganhou uma "roupagem" especial, que proporcionou que seu título fosse mostrado em português, como mostra a figura ao lado. Foi exibida pela Rede Manchete em 1984 e pela TV Cultura em 1989.

Cada conto tem duração de 10 minutos, sendo que alguns possuem mais de uma parte. A abertura traz uma garota correndo atrás de um balão, passando por vários cenários e situações, referenciando o nome do desenho.

Um dos pontos altos de Super Aventuras é a narração mágica das histórias. A espetacular voz da narradora Neyda Rodrigues, já falecida, faz lembrar os antigos disquinhos coloridos em vinil que tocavam o coração das crianças, com ensinamentos que valorizavam a amizade, o amor, a alegria e a confiança ao próximo. Há também episódios assustadores e dramáticos, que provocam calafrios e muita pena.

Alguns dos contos: "O Quebra Nozes", "A derrota", A Flor-Cosmos", "A Princesa e a Espinha-de-Peixe", "Drácula", "Frankenstein", "O Príncipe e o Pobre", "O Rei Tubarão", "Na Cova dos Leões", "São Bernardo".

Foram produzidos 124 episódios mas, provavelmente, nem todos exibidos no Brasil. As cenas da abertura do desenho, por exemplo, não apareceram em nenhum conto. A dublagem é da Telecine, com distribuição da Network.

Fonte: Retrôtv

0 comentários:

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...