domingo, 8 de julho de 2012

Fantasma - O Espírito que Anda



O Fantasma - O Espírito que Anda , de Lee Falk, surgiu no Brasil a partir da década de 1940 nas páginas de O Globo Juvenil e em O Gibi, quando então era chamado de Fantasma Voador. Com a fundação da RGE, as revistas do Fantasma se tornaram o principal produto e eram compostas de edições de tiras diárias, dominicais, anos depois foram incluídas HQs da Gold Key, DC Comics e da Charlton Comics adaptadas inicialmente ao formato americano e depois aos formatinhos.

Essa editora lançou revista própria em 1953 chamada Fantasma Magazine.Como a demanda por material do personagem era muito grande, chegou a ter histórias (não creditadas) produzidas no próprio país, desenhadas por Walmir Amaral, Júlio Shimamoto, Gutemberg Monteiro e Antonio Homobono.

Segundo Walmir Amaral, a demanda por material do personagem era tanta que além das histórias americanas e brasileiras, eram publicadas histórias da Suécia (que também publicava material brasileiro), Holanda, Dinamarca e Bélgica.

A RGE Publicou vários títulos do fantasma entre as décadas de 50 e 80 chegando a impressionante marca de 371 edições da revista Fantasma , além de diversas edições epeciais , almanaques Superalmanaques e Hiperalmanaques. Com certeza essa foi a fas mais produtiva do personagem no Brasil.

Fonte: Quadrideko

0 comentários:

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...