sábado, 1 de outubro de 2011

Mortadelo e Salaminho

Os engraçados agente-secretos Mortadelo e Salaminho da T.I.A (Técnica em Informações Avançadas) criados pelo espanhol Francisco Ibáñez , foram publicados inicialmente na revista Pulgarcito da Editorial Bruguera em 1958.

A T.I.A é uma paródia espanhola da agência americana de espionagem CIA e o autor dos personagens é fã declarado de Abott e Costello e Charles Chaplin.

São conhecidos também em paises como Finlândia, Itália, Dinamarca, Alemanha e Holanda e aqui no Brasil, foram publicados pela Editora RGE e também pela Editora Cedibra.

Salaminho é o lider azarado da dupla e Mortadelo é mestre em disfarces,sempre aparece usando uma fantasia original e super engraçada.

Na agência,eles ainda tem que usar as invenções do Professor Bactério que nunca funcionam direito. O chefe da dupla é o impaciente Super que está sempre mal humorado e sempre bota os agentes pra correr. Tem também a secretária Dona Ofélia que tem uma paixão não correspondida por Mortadelo e por essas e outras eles sempre apanham dela.

Sempre se autodestruindo de um modo diferente logo após serem transmitidas,as mensagens sobre as missões sempre são entregues das maneiras mais absurdas possíveis.

Os personagens foram adaptados em 2003 para o cinema no filme Mortadelo e Salaminho - Agentes Nada Secretos dirigido por Javier Fesser e depois tiveram um segundo filme lançado em 2008, Missão Salvar a Terra com a direção de Miguel Bardem.

- sites relacionados

- Toca do Calango
- Wikipédia

2 comentários:

Postar um comentário
  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  2. Valeu pela referência. Só agora vi que você tinha me linkado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...