quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dave McKean fala sobre Batman e os Super-Heróis



"Nunca entendi o Batman, com suas orelhas pontudas. Por isso o transformei em um monstro. Não acho super-heróis muito interessantes. Personagens arquetípicos mais antigos, como Drácula e Frankenstein, são incríveis, porque parecem incorporar coisas realmente primitivas."  

"A ideia do homem brincando de Deus ou de uma sociedade secreta agindo como predadora são temas amplos. Você pode falar sobre a crise bancária usando vampiros. Pode abordar a epidemia de Aids usando vampiros. Mas super-heróis são tão específicos!" "Eles têm que usar aqueles uniformes ridículos, identidades secretas e capas. 

Você é obrigado a fazer histórias estúpidas, estreitas e pobres. No fim, me parecem uma espécie de fantasia a respeito de pessoas com poderes sobre outras pessoas, ou sobre países com poderes sobre outros países. E acho isso realmente horrível."  

"Se o gênero ocupasse cinco por cento de todos os quadrinhos publicados, eu nem ligaria. Mas pelo fato de constituírem noventa por cento do que é lançado, ao menos nos Estados Unidos, os odeio ainda mais, porque dominam esmagadoramente esta mídia que eu amo, distorcendo-a, transformando-a nesta versão deplorável de si mesma."  

"E agora que os super-heróis tomaram conta do cinema e meio que estragaram essa indústria também, tenho mais razão para odiá-los! Hoje, desprezo todos eles."  

Dave McKean fez a arte de Asilo Arkham (Roteiro de Grant Morrison) e Orquídea Negra (Roteiro de Neil Gaiman).

0 comentários:

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...