quarta-feira, 18 de abril de 2012

Biografia: Nigel Olsson

Nigel Olsson nasceu em 10 de fevereiro de 1949 na cidade de Wallasey, Inglaterra, agora chamada Merseyside. Começou sua carreira como vocalista de um grupo chamado Fireflies em Sunderland na Inglaterra e começou a tocar quando o baterista regular do grupo parou. Aos 17 anos junto com seu amigo Mick Grabham conseguiram um trabalho com o grupo Plastic Penny que acabou em 1969. Nigel junto com o baixista Dee Murray e o guitarrista Ray Fenwick fizeram uma turnê em outono de 1969 nos Estados Unidos.

Com o grupo dissolvido, Nigel estava sem trabalho quando Elton John lhe disse que o grupo de David Byron procurava um baterista.Nigel tocou com Uriah Heep durante algum tempo, participando de algumas demos com Elton John. A primeira participação de Nigel com o Elton foi na música "Lady what's tomorrow" do álbum Empty Sky. Nigel ficou sendo o baterista do Elton John oficial a partir do álbum Honky Chateau e sempre fazendo trabalhos solo. Ficou junto com o Elton até o álbum Captain Fantastic and the brown dirty Cowboy retornando depois de alguns anos quando Elton lançava o álbum 21 at 33. Participou de outros álbuns nos anos 80.

Nigel Olsson trabalhou em muitos projetos solo durante alguns anos, tocou também com vários artistas e em 1971 Nigel produziu seu primeiro projeto solo com o baixista Dee Murray e o guitarrista Caleb Quaye (ambos tocaram com Elton John) e em 1975, na ocasião que não estava tocando com Elton John, lançou seu segundo álbum solo. E assim ele continuou trabalhando em estúdio, com outros músicos, mas foi em 1979 que Nigel lançou um álbum solo onde conseguiu reconhecimento com as músicas A Little bit of soap e Dancin Shoes e na sequência em 1980 lançou pela Records o album Changing Tides, que infelizmente não foi tão reconhecido como gostaríamos e como ele realmente merece.

Em 1980 Nigel participa dos albuns 21 at 33 e The Fox mas volta definitivamente para Elton John no álbum Songs From the West Coast com sua bateria e vocal. Para nós fãs de Elton ele é o baterista do Elton John, figura carismática, simpático, sorridente e as apresentações de Elton com a presença de Nigel se torna mais especial do que já é.

Nigel é um grande músico, grande baterista e vocalista que está no coração de todos os fãs de Elton, pois ele faz parte de toda essa magia na história do Elton, conquistando todos nós com sua simpatia e seu carisma.No show dia 17 de janeiro de 2009 sua presença foi definitivamente marcante, inesquecível.

Fonte: Elton John Forever

0 comentários:

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...